27 de mai de 2015

Por que eu amo São Paulo?




São Paulo apesar de todos os problemas ainda é a única cidade do Brasil na qual eu moraria. É em São Paulo que começa a minha história, meu sangue é paulista e meu sotaque também. Aqui tem muita coisa ruim, muita gente tosca e mal educada, muito empurra empurra e principalmente muito ladrão.
Porque eu moro aqui então ?
Primeiro porque São Paulo é uma das maiores capitais do mundo, em população somos maiores do que Nova Iorque, e isso é um defeito, pois tem muita gente para pouco espaço e pouco emprego, fatos que aumentam a criminalidade e a pobreza. Mas é toda essa diversidade que faz São Paulo ser única e incrível.
Sei que muitas coisas ainda precisam mudar, estamos longe de ser uma cidade considerada boa em qualidade de vida. Aqui todo mundo vive estressado, correndo, trabalhando, estudando ou produzindo algo novo e diferente. Falam muito mal de São Paulo mas é aqui que tudo acontece, é pra cá que todo mundo vem para realizar sonhos. É isso, São Paulo é a capital dos sonhos, e não se deve cuspir no prato que come. Falam mal de SP mas é aqui que estão os melhores empregos, os melhores restaurantes e onde você sai para comer a qualquer horário das 24 horas do dia e encontra comidas maravilhosas, coisa que é praticamente impossível em Paris por exemplo, às 22 horas eu estava com fome e continuei assim porque lá não tinha uma pizza para fazer meu estômago parar de roncar. Falam mal de SP mas é aqui que as melhores bandas internacionais vem tocar, é em São Paulo que acontecem as mais diversificadas exposições de arte, aliás, é em SP que está localizado o museu que possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Acho que vocês sabem que estou falando do nosso querido Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP, e um dos meus lugares favoritos na cidade, o meu refúgio quando quero fugir da mediocridade da realidade e me deleitar na companhia de renomados artistas como Delacroix, Renoir, Monet, e Van Gogh. Além disso, São Paulo é o centro financeiro da América Latina sendo a sexta maior indústria de asset management do mundo. Preciso falar mais ?
Temos tanta cultura e tanta coisa boa em SP que mesmo morando aqui há anos, ainda não conheço nem metade do que a minha cidade tem para oferecer. Já morei em muitos lugares, Guarapuava, Curitiba, Embu das Artes, Tuscaloosa, Nova Iorque e já visitei alguns países de passagem. Óbvio que se for pra escolher uma cidade no mundo, não escolheria SP, mas quando falo de Brasil, São Paulo ainda é a melhor pra mim.
Não troco SP por Rio de Janeiro, não troco SP pelas belas praias do Nordeste e não troco SP pelas cidades limpinhas e organizadas do Sul. Porque é aqui que está o coração do meu país, onde todos vem de longe para ver e sentir um pouco como é a sensação de estar no meio de tudo, onde tudo acontece e onde tudo é possível.
São Paulo é como coração de mãe, sempre cabe mais um, sempre dá pra arrumar um jeitinho de acolher mais um amigo brasileiro, seja de Salvador ou de Porto Alegre. Todos são bem vindos nesta terra e é por isso que eu amo São Paulo.
Sou paulista com orgulho e sei dos problemas da minha cidade, sei que muitos vão me responder com dez críticas para cada qualidade de SP que eu falei, mas isso não muda nada. Eu acredito muito que o futuro é progredir e mudar pra melhor sempre. SP está muito melhor do que já foi e a tendência é ficar melhor ainda. Vocês podem dizer o contrário se quiserem, eu vou continuar estudando e trabalhando porque acredito que posso mudar minha cidade, meu estado e meu país, e é por isso que eu AMO São Paulo, aqui eu tenho a oportunidade de fazer tudo isso acontecer e quem sabe daqui 50 anos, meus netos colherão os frutos do que eu plantei em minha terra.


Eu amo SP, e você ?